A UFPR, através da AGTIC, firmou contrato de adesão, sem custos para a instituição, ao Office 365 Education.
Trata-se de uma plataforma baseada em nuvem que inclui as versões online das soluções Microsoft mais
utilizadas pelo mercado, proporcionando maior produtividade, comunicação e experiências de colaboração para professores, alunos e equipe administrativa.
A partir da implantação do Projeto OFFICE 365, todos os usuários de e-mails @ufpr terão acesso gratuito a essa ferramenta.
Entre os principais recursos, estão: acesso facilitado, maior espaço de armazenamento, comunicação instantânea e outros!!!!
O que é o Projeto?
O que é o Office 365?
Mais espaço de armazenamento
Como e quando o projeto será implementado?
A implementação do projeto ocorrerá de maneira gradativa, iniciando com a migração dos e-mails para o Outlook, seguido da migração dos arquivos institucionais do DOCS.
O inÃcio das atividades está previsto para o mês de Setembro e deve ser concluÃda até o final do ano.
Devo fazer algum procedimento antes da migração?
Algumas recomendações são importantes:
– Caso você possua pastas de e-mails cujo nome contenha caracteres especiais (<>/\*?:$!), renomeie-as sem esses caracteres
– Apague os e-mails desnecessários.
– Apague os arquivos desnecessários do DOCS.
Acessei o Outlook durante a migração e não encontrei meus e-mails. O que fazer?
Vários procedimentos técnicos ocorrerão durante a etapa de migração do Zimbra para o Outlook.
Isso significa que, se você acessar o novo ambiente antes da conclusão, poderá identificar algumas divergências.
Mas não se preocupe – ao final, todos os dados estarão migrados. É só aguardar!!!!
Todos os aplicativos do Office 365 estarão disponÃveis para uso?
Os aplicativos serão disponibilizados de acordo com o seu perfil (estudante, professor, servidor técnico administrativo ou outros colaboradores)!!!
Poderei utilizar o Office 365 fora da rede da UFPR?
Sim, poderá utilizar em qualquer lugar que tenha conexão à internet.
Poderei fazer o download dos aplicativos para instalar em meu computador?
A modalidade contratada pela UFPR permite somente a utilização online, ou seja, necessita estar conectado na internet e possuir uma conta de login institucional.
Alguns aplicativos como o Outlook,  Teams e Planner possuem uma versão para smartphones e desktops, mas mesmo assim necessitam de conexão à internet para acesso às suas informações.
Meu endereço de e-mail irá mudar?
NÃO! Seu endereço de e-mail da UFPR continuará o mesmo!
Como eu acesso meus e-mails após a migração?
Ao acessar o Office 365 (office.com) você usará seu e-mail @ufpr como credencial para acesso aos recursos do Office 365!
Seus e-mails estarão na ferramenta Outlook!!!!
Os contatos e eventos de calendário serão migrados?
Eu já possuo uma conta da UFPR no Office 365. O que mudará para mim?
Todas as suas informações serão mantidas e o Outlook passará a funcionar plenamente.
Sua senha de acesso será a mesma utilizada pelo Zimbra.
Onde posso aprender mais sobre o Office 365?
A Microsoft dispõe de diversos textos, vÃdeos e e-books em seu Centro de Treinamento.
Centro de Treinamento do Office
Saiba como a Microsoft protege seus dados.
AINDA TEM DÚVIDA?
Consulte nossa área de Perguntas e Respostas
ou
Entre em contato com a Seção de Central de Serviço e Atendimento em TIC:
✆ +55 41 3361-3333