Tentativas de golpe por e-mail

Nos últimos meses, a UFPR tem recebido frequentes tentativas de golpe por e-mail. A partir do momento que um usuário clica em um link suspeito, a sua conta de e-mail é contaminada e usada para enviar ataques em massa, e isso ocorrerá com cada conta que clicar no link – espalhando o vírus e causando transtorno aos usuários.

Tão logo identificado o problema, A AGTIC bloqueia as contas de e-mail infectadas e somente desbloqueia após solicitação dos usuários. No entanto, a infestação ocorre automaticamente e em efeito cascata após o clique no link suspeito.

Mas, como identificar um e-mail suspeito?

1 – PRESTE ATENÇÃO NOS TERMOS USADOS E NA ASSINATURA

• Mensagens institucionais fazem uso da escrita formal. “Querido usuário”, por exemplo, não é um termo de uso institucional;
  • A AGTIC possui uma identidade (logo), que é usada na assinatura dos e-mails. Se o contexto da mensagem remeter a sistemas ou recursos de TIC, sem o logo da unidade, desconfie.

2 – NA DÚVIDA, NÃO CLIQUE!

A AGTIC faz uso do e-mail markerting para comunicação em massa, e geralmente envia links para matérias e informativos. Normalmente utilizamos essa prática em conjunto outros canais de comunicação – como o portal de sistemas e as redes sociais oficiais da Agência. Porém, não enviamos solicitação de alteração de dados com ameaças de encerramento de contas de e-mail.

Na dúvida, não clique nem forneça seus dados! Entre em contato com a equipe de suporte no telefone (41) 3361-3333 ou pelo Teams suporte@ufpr.br. O atendimento é realizado nos dias úteis (de segunda a sexta-feira), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cliquei no e-mail e forneci meus dados. E agora?

Assim que perceber que caiu em um golpe, altere a senha do seu e-mail VIA PORTAL DE SISTEMAS. Para tanto, acesse www.sistemas.ufpr.br , faça login usando o login e a senha – seu login é o seu e-mail sem o “@ufpr.br” no final – e clique em “configurações”, do lado esquerdo. Após alterar a senha aguarde 24 horas para que o Office compreenda a alteração e remova o bloqueio.

Caso tenha fornecido dados pessoais (como CPF, por exemplo), orientamos a abertura de um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos. Neste link você  encontra mais detalhes.

Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br