Menu

Novidades nos Sistemas UFPR

A AGTIC está inaugurando, a partir de 10/04/23, um novo Portal de Sistemas (que terá acesso tanto para o SIGA quanto para os sistemas da intranet)  e, com ele uma série de mudanças que deverão acontecer ao longo do mês de abril de 2023. Assim, ao informar o endereço “intranet.ufpr.br” ou “siga.ufpr.br”, o usuário será direcionado para o novo portal!

Alguns sistemas da intranet não puderam ser migrados totalmente nesse momento, devido à disparidade entre as tecnologias. Nestes casos, ao clicar no menu referente ao sistema (como SICONF, por exemplo), você será direcionado à antiga tela de login da intranet. Estamos trabalhando para migrarmos todos esses sistemas para dentro do novo Portal e, com isso, esse segundo login não será mais necessário. Pedimos desculpas por esse inconveniente temporário.

Esperamos que todas essas novidades tragam inúmeras facilidades para a comunidade UFPR. Continuaremos trabalhando para melhorarmos os nossos sistemas e entregarmos cada vez mais produtos com a qualidade que nossos alunos, professores e técnicos merecem!

Para ajudar a comunidade a se localizar entre tantas novidades, programamos esse breve resumo do que já implementamos e do que está vindo por aí! Confira:


Navegue por assunto:
1. O que muda para acessar os sistemas da intranet? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 10/04]
2. O que muda para acessar o SIGA? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 10/04]
3. O que muda para o SIGA Graduação? 
4. O que muda para o SIGA Pós-Graduação? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 15/05]
5. O que muda para Extensão? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 10/04]
6. O que muda para Acordos e Parcerias Institucionais? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 05/06]
7. O que muda para abrir chamados?
8. Como faço para bater o ponto?
9. O que muda para sites?
10. O que aconteceu com o SISPRO e com o SIGEA?
11. O que aconteceu com o PIT? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 17/04]


1. O que muda para acessar os sistemas da intranet? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 10/04]

A intranet será descontinuada, dando lugar ao Portal de Sistemas, disponível a partir de 10/04, que pode ser acessado fazendo uso de seu e-mail institucional (@ufpr). Todos os sistemas estão agrupados por categorias, a saber: Acadêmico, Administrativos, Gestão de Pessoas, etc., sendo bastante intuitivo localizá-los.

Na medida em que o usuário for executando acessos no seu dia-a-dia, o agrupamento Mais Acessados vai sendo preenchido com os módulos mais utilizados.


2. O que muda para acessar o SIGA? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 10/04]

O SIGA agora faz parte do Portal de Sistemas, podendo ser acessado fazendo uso de seu e-mail institucional. A diferença é que os perfis do usuário estão agrupados por grandes áreas, ou seja, “Graduação”, “Pós-Graduação” e assim por diante. Ao clicar em uma das áreas, já aparecerão os perfis aos quais o usuário tem acesso.

Uma vez no SIGA, para mudar entre os perfis de uma das áreas, basta acessar o menu Trocar perfil do lado esquerdo:

Contudo, caso precise mudar de área, é necessário retornar à tela inicial do Portal, o que pode ser feito clicando na foto do seu perfil no canto superior direito:


3. O que muda para o SIGA Graduação? 

 Por enquanto, nada além da forma de acesso. Mais mudanças virão em breve para melhorar os menus e proporcionar melhor usabilidade.


4. O que muda para o SIGA Pós-Graduação? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 15/05]

Assim como Graduação, os módulos Stricto, Pesquisa e Residência não sofreram mudanças drásticas por enquanto, além da forma de acesso. A maior mudança está na abertura de turmas para cursos Lato Sensu.

Com a descontinuidade do SISPRO, as turmas agora deverão ser abertas diretamente no SIGA (disponível a partir de 15/05). Caso seja um curso novo, deverá ser primeiramente criado o curso, através do menu Lato Sensu -> Cadastrar Curso:

Uma vez criado o curso, aí sim deverá ser criada uma nova Turma, que dará origem a uma nova proposta:

Preencha os dados da proposta e siga o fluxo de aprovação, ou seja: Departamento, Setor, CIPEAD (se curso EaD) e PRPPG. Após aprovação desta última, a turma já será criada para que seja possível realizar o Processo Seletivo.

Caso seja um curso com recursos, a continuidade do processo deve ser feita no novo sistema de Acordos. Ao clicar no botão “Preencher Plano de Trabalho”, você será automaticamente redirecionado.

Maiores detalhes sobre o preenchimento das propostas poderão ser tiradas diretamente com a Coordenação do Lato Sensu na PRPPG, que já preparou um tutorial detalhado sobre todo esse processo.


5. O que muda para Extensão? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 10/04]

Estamos inaugurando um novo sistema para formalização de propostas de Extensão, a partir de 10/04, que deverá trazer mais facilidades para os usuários e já está em consonância com a curricularização de atividades extensionistas para Graduação.

Para acessá-lo, basta clicar no menu “Extensão”, escolher o tipo de proposta e realizar o preenchimento.

Para maiores detalhes, entrar em contato com a Coordenação de Extensão da PROEC.


6. O que muda para Acordos e Parcerias Institucionais? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 05/06]

Estamos inaugurando um novo sistema para formalização de Acordos (disponível a partir de 05/06). Para acessá-lo, basta acessar o menu “Acordos”, escolher o tipo de proposta e realizar o preenchimento. Para propostas de Extensão ou de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, primeiramente deve haver proposta formalizada em seus respectivos sistemas.


7. O que muda para abrir chamados?

Desde 27/03 inauguramos uma nova maneira de gerenciar chamados, fazendo uso de uma ferramenta internacionalmente reconhecida, chamada GLPI. Este será o canal único de atendimento de chamados, seja SIGA, demais sistemas, sites, problema de infraestrutura e redes, impressoras, etc. Acesse chamados.ufpr.br e consulte os manuais de usuário em caso de dúvidas.

Todos os chamados sobre sistemas e sites que haviam sido abertos no SIGA ou no antigo chamados da intranet estão sendo gradativamente encerrados, ou seja, não serão importados para o novo sistema. Já chamados sobre rede e equipamentos foram todos importados para o novo Chamados UFPR.


8. Como faço para bater o ponto?

Servidores que precisam bater o ponto agora podem fazê-lo de maneira mais simples e ágil, acessando o atalho da batida rápida no menu superior do Portal de Sistemas:

No entanto, o sistema de Frequência continua disponível, no agrupamento “Gestão de Pessoas”. Em breve ele será atualizado para uma versão mais otimizada (previsão: 02/05).


9. O que muda para sites?

Com a migração do portal principal da UFPR, estamos realizando, pouco a pouco, a migração de todos os nossos sites para nova estrutura de multi-sites UFPR. Esse novo ambiente trará inúmeras facilidades para darmos suporte ao usuário final e aumentará a segurança de nossa infraestrutura.

A forma de solicitar novos domínios UFPR também mudou, não sendo mais necessária abertura de processos via SEI. A solicitação poderá ser feita diretamente pelo formulário “Gestão de Sites UFPR” no sistema de Chamados.


10. O que aconteceu com o SISPRO e com o SIGEA?

Ambos estão sendo descontinuados até o final de 2023. As propostas de extensão que estavam em execução no SISPRO foram importadas para o sistema de Extensão.

Propostas Lato Sensu foram importadas para o sistema de Acordos e para o SIGA.

Todas as propostas, sejam oriundas dos sistemas antigos ou novos, bem como contratos e licitações, poderão ser consultadas em breve no Portal da Transparência.


11. O que aconteceu com o PIT? – [DATA DE IMPLANTAÇÃO – 15/05]

O PIT (controle de carga horária dos docentes) que existia no SISPRO não existe mais. Para acessar seu PIT individual, clique no menu “Controle de CH” no Portal de Sistemas. Essa parte lhe trará os resumos de suas Cargas Horárias (CH) semanais, por assunto, e o Resumo Geral.

Todos os demais sistemas lerão as CH’s desse módulo, mas apenas o que for pertinente. No sistema de Acordos, por exemplo, o PIT será montado de acordo com as CH referentes a projetos com recursos financeiros. Para o Progressão Docente, será lida toda a CH que for relevante, e assim por diante.


 

 

Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br
(41) 3361-3333 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br
Universidade Federal do Paraná
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avenida Francisco Heráclito dos Santos,100
81.530-000 | Curitiba | PR
Suporte e serviços: suporte@ufpr.br
(41) 3361-3333 (das 8h às 12h e das 14h às 18h)

Suporte SIGA: Entre em contato com a Coordenação do seu curso e solicite a abertura de chamado pelo sistema SIGA
Suporte UFPR Virtual: Entre em contato pelo e-mail suporte_ufprvirtual@ufpr.br

AGTIC nas Redes Sociais


AGTIC nas Redes Sociais